Como Identificar se uma Peça é Vintage

Você sabe como identificar se uma peça é vintage, velha, usada, moda vintage? Mas afinal quais são as diferenças?

A moda vintage despontou na decada de 90 e veio como uma alternativa ao consumo desenfreado de roupas novas a cada momento. Na época muitas celebridades aderiram a moda e até hoje faz muito sucesso.

Porém, hoje encontramos muitas marcas que vendem roupas “vintage”, algumas tem até seções especializadas, mas será que isso é mesmo vintage? Ou aquela peça que usamos na escola e está lá guardada no armário é vintage ou velho?

A melhor definição que encontramos é a que está no site do Cajun DeSastre:

 “Para uma peça ser Vintage os requisitos são os seguintes: ter pelo menos 20 anos de antigüidade, ser testemunha de um estilo próprio ou de um estilsta, não haver sofrido nenhuma transformação, representar um instante de moda e estar em perfeito estado.”

Ou seja, o que as lojas vendem, peças novas, mas com shape vintage, não pode ser considerado Vintage, mas não quer dizer que está errado usar, de forma alguma, só é preciso entender as diferenças para muitas vezes não sermos enganadas.

Tendo em mente essas “regrinhas”, podemos: avaliar melhor o que temos guardado em nosso guarda-roupas;  buscar peças vintages em brechós pelo mundo e por ai vai.

O que não devemos deixar passar em branco são os nossos sentimentos por uma peça, roupa não é um pedaço de pano, no geral tem significados, lembranças, então é importante avaliar tudo isso também.

Estilos Vintages

Estilos Vintages

1 Punk |2 PinUp |3 Grunge |4 Classica ( Nessas imagens podemos ver as influencias dos estilos e suas épocas nas roupas mais modernizadas).

Uma forma bacana é buscar inspirações em penteados, maquiagem e acessórios que são bem difundidos através da internet e nos filmes de época.

Cabelo e Make Pin UP

Cabelo e Make Pin UP

E não é por menos que o estilo “grunge” está voltando com tudo, ó! 20 anos se passaram e agora o estilo do Kurt Cobain está ai pipocando em vitrines e editoriais de moda com muito xadrez, Jeans rasgados, roupas descoordenadas, sobreposições, tênis e coturnos.

Estilo Grunge anos 90 Kurt Cobain

Estilo Grunge anos 90 Kurt Cobain

 Estilo Grunge

Estilo Grunge

 

Beijo!

Imagens reprodução: Google

Leave a Reply