Dicas de Como Usar Xale

Quando a temperatura cai, sempre buscamos itens do vestuário para ajudar a esquentar, hoje vamos falar do Xale, de onde veio, como usar, tecidos e etc.

Essa peça começou a ser usada no século XVII e é uma releitura da mantilha (peça de renda negra com bordado ou não, usada na cabeça) que era muito comum nos trajes daquela época, essa peça desceu da cabeça e começou a ser usada nos ombros para proteger o colo.

Mantilha-Valasquez_sec-XVII

No século XVIII chegaram no ocidente os de cashmere que os soldados de Bonaparte levaram ao retornarem do Egito. Os de cashmere eram muito macios, leves e lindos, logo a moda se espalhou e para atender a crescente demanda a Europa desenvolveu-se um novo tipo de industria de tecido, o Jacquard na tecelagem, que conseguia imitar os de cashmere, que somente poderiam ser adquiridos através de contrabando, nessa época.

Com o passar do tempo os xales começaram a ser produzidos com diversos tipos de tecidos como, seda, lã, musseline, algodão, crochê, bordados, com brilho, com franjas e etc. Sua forma é em triângulo, quadrado ou retangular, o tecido é que dá o caimento dele.

Esse acessório é muito usado para proteger o corpo do vento e frio e valorizar o colo, mas também pode deixar o look mais elegante, criativo, ou seja, dá um toque de estilo. É peça curinga no guarda-roupa das mulheres.

 Dicas para usar e abusar

Dicas-para-usar-xale-danyla-borobia-moda

Os tecidos, cores e estampas variam conforme o gosto e o bolso de cada uma, eles podem ser usados em qualquer ocasião sem contar que você pode levar na bolsa e qualquer ventinho mais frio é só sacar ele e usar, use seu bom gosto e criatividade.

Espero que tenham gostado.

Beijos.

Imagens reprodução: Google

Leave a Reply