História dos Desfiles de Moda

Você sabe como começou os desfiles de moda das marcas? Os desfiles são feitos para apresentar ao mundo as ideias e trabalho dos estilistas, é mais do que um simples comercio, é arte, uma performance artística. Vemos os Fashion Weeks da vida e muitas vezes não sabemos um pouco da historia de como tudo começou.

Tudo começou em Paris na metade do século XIX, e não foi um francês que começou, mas sim um inglês, o pai da alta costura, Charles Frederick Worth. Ele trabalhava em uma loja de tecidos em Paris, com o passar do tempo sua esposa começou a usar as roupas que ele produzia para mostrar as peças para as clientes, antes disso as roupas eram expostas apenas em manequins e cabides.

Charles-Worth-Desfiles-de-moda

Charles Frederick Worth (1825-1895)

Esse novo modo de exibir as roupas tomou conta das lojas e grandes marcas que começaram a fazer desfiles com varias modelos dentro das próprias lojas, isoladamente, dentre elas Chanel, Dior entre outras.

Mas foi a famosa estilista inglesa Lady Duff-Gordon, mais conhecida como Lucile que começou a se preocupar em fazer os desfiles com hora marcada, enviando convites para outras pessoas além de suas clientes, a cuidar da beleza do local do evento, inseriu a musica, que era uma orquestra, festas e etc., foi ela que transformou o desfile nesse grande Espetáculo visto hoje pelo mundo, essa tão esperada performance artística.

Lady-Duff-Gordon-Desfiles-de-Moda

Lady Duff-Gordon -Lucile (1863-1935)

 

Desfiles-de-moda-Paris-decada-20

Desfile Céu aberto Paris

Desfiles-de-moda-USA-decada-de-20

Desfile teatro EUA decada de 20

Fotos: Google

E ai gostaram?

Leave a Reply